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Numa sociedade de limiar de milénio em que muitos processos
sociais parecem mimetizar as transformações ocorridas no final
do século passado e em que o espírito de malaise civilizacional
parece imperar, conceitos como sociedade de risco, morte do
político, fim das ideologias ou fim da história impõem-se num
terreno cada vez mais dominado por gurus, trend spotters e
adivinhos (a diferença entre o discurso científico e a
previsão astrológica torna-se ténue). Será argumentado que
esta proliferação de visões alternativas de avaliação das
sociedades contemporâneas é o fruto lógico da evolução de
sociedades poliárquicas dominadas pelo princípio da
indiferença governativa (crescente irrelevância da escolha e
crescente institucionalização de mecanismos de negociação que
conduzem a stalemates), de sociedades de transformação do jogo
político em jogo de identidades e de sociedades dominadas pela
lógica do aconselhamento e da responsabilidade difusa. O
cruzamento destas três dimensões caracterizadoras das
sociedades contemporâneas com uma perspectiva epistemológica de
afirmação da plausibilidade, verosimilhança e credibilidade
das afirmações contraditórias (existem bons argumentos quer
para acreditar que A causa B quer para acreditar que A causa não
B), leva-nos à formalização de um modelo de uma sociedade de
incerteza em que a estabilidade é assegurada pelos próprios
mecanismos de incerteza produzidos. Avançaremos, pois, com uma
leitura paradoxal dos mecanismos institucionais de
estabilização social, focando essencialmente as dinâmicas
criadoras de indústrias - toda a zona de incerteza é campo
livre para a criação de uma indústria, moderando as
oposições, apaziguando as contradições e mitigando, desta
forma, os conflitos.
When Nostradamus Meets the Bible Code:
Institutional Mechanisms for Industry Creation in Advanced
Societies
At the threshold of a new millennium and at a time in which the
changes seem to mimic those that occurred in the last years of
the XIX century (dominated by a sense of civilisational malaise),
concepts such as risk society, death of the political, end of
ideology or end of history tend to impose themselves in a field
that is becoming dominated by trend spotters, gurus and spin
doctors. There is an increasing awareness of the fact that there
is only a thin line separating the scientific discourse and the
astrological prediction. It will be argued that the proliferation
of alternative views to evaluate today's societies is the logical
consequence of the evolution of poliarchic societies dominated by
what we call the principle of governmental indifference (the
political choice is increasingly irrelevant due to the
institutionalisation of the negotiation mechanisms that bring
with them several stalemates). It is also the consequence of
societies that made the transition from the political to the
identity game, and of societies dominated by the logic of the
counselling and characterised by the principle of diffuse
responsibility. Crossing these three dimensions, used to describe
the societies of today, with an epistemological perspective that
reaffirms that contradictory statements have the same degree of
credibility, plausibility and trustworthiness (there are as many
good arguments to believe that A causes B as to believe that A
causes non B), leads us to the formalisation of a model of a
society of uncertainty in which the stability is guaranteed by
the same mechanisms that produce uncertainties. We will proceed
with a paradoxical interpretation of the institutional mechanisms
of social stability, with a specific focus on the industry
creation dynamics. It will be argued that every single area of
uncertainty will become an open field for the development of a
new industry, moderating the oppositions, reducing the
contradictions and, therefore, mitigating the conflicts.
Rafael Marques -Docente do ISEG / UTL