I CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA ECONÓMICA

 

Sociabilidades e Consumos Culturais - Contributros para uma Sociologia da Fruição Cultural





Posicionados no cruzamento das lógicas indissociáveis da oferta e da procura, os consumos culturais fornecem um excelente terreno de redefinição dos mecanismos das trocas simbólicas nas sociedades urbanas contemporâneas.
Partiremos de uma tese fundamental, criticamente inspirada nos estudos de Paul DiMaggio, mas igualmente influenciada pelas indispensáveis obras de Pierre Bourdieu e de H.Becker, bem como por um vasto conjunto de recentes investigações sobre as práticas culturais dos franceses e dos portugueses (neste último caso, estudos parcelares): para além do incontornável "peso" das variáveis tradicionais do capital escolar e do capital cultural, importa ter em conta a intensidade e as modalidades de participação em redes de sociabilidade (enquanto circuitos simultaneamente cognitivos e afectivos de trasmissão, actualização e aquisição de capital informacional) devidamente enquadradas nos seus contextos interaccionais e institucionais. Desta forma, obter-se-á uma tipologia mais fina dos consumos culturais (e dos "usos" sociais da cultura) que poderá funcionar como modelo de análise da fruição cultural nos meios sociais mais "cosmopolitas".



João Teixeira Lopes

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