As redes virtuais nas
organizações - A intranet em foco. |
Na década de 90, nomeadamente na
sua segunda metade, ganha cada vez mais importância o debate
sobre inovações tecnológicas e suas implicações sociais. De
facto, neste final de século, com a emergência da internet e
das redes virtuais intra-organizacionais (intranet),
intensificam-se os debates sobre as questões transversais aos
processos da informatização. Interroga-se sobre a
flexibilidade, a competitividade, a renovação empresarial pelo
teletrabalho, o combate à info-exclusão, a requalificação dos
recursos humanos, etc.
Para alguns autores mais optimistas, as tecnologias de informação
e de comunicação (TIC's), em geral, e a internet, em
particular, permitem às empresas o acesso rápido à informação.
A posse de informação atempada é, cada vez mais, perspectivada
como uma questão de prioridade organizacional e uma forma de
estar das empresas num mercado cada vez mais concorrencial,
agressivo, interactivo e sem fronteiras, no sentido de que o
conhecimento atempado das mutações no mercado, permite não só
aos empresários concretizarem mais rapidamente os negócios,
assim como lhes permite enfrentar antecipadamente as constantes
turbulências do mercado. Por outro lado, nomeadamente para as
empresas com diversas delegações regionais, o uso da intranet
permite difundir mais rapidamente a comunicação entre os
decisores e os trabalhadores.
Outros autores menos optimistas advogam que as inovações tecnológicas
concorrem para a produção do desemprego. Helena Serra (1997)
defende que a introdução das TIC's constitui, por um lado, uma
ocasião singular para as empresas reduzirem a mão-de-obra,
ainda que seja de carácter conjuntural, e, por outro lado, mais
uma oportunidade para desvalorizar as qualificações
tradicionais e a emergência de novas qualificações.
Para Pé-Leve (1996) os efeitos das TIC's nas organizações não
dependem apenas do seu desenvolvimento, nem da sua disseminação,
mas da forma como elas são implementadas, na medida em que estas
técnicas podem afectar de uma forma contraditória as estruturas
organizacionais (centralização versus descentralização), as
regras, as normas, em suma, as diferentes formas de relações no
trabalho.
Neste artigo, com base nos resultados de um estudo de caso numa
instituição pública portuguesa, é ensaiado uma reflexão
sobre os efeitos da introdução da intranet na organização,
questionando particularmente as coordenadas da complexidade
tecnológica e organizacional que concorrem para a mutação das
estruturas organizacionais, e a reestruturação das relações
de trabalho e do perfil dos recursos humanos na era digital.
Carlos
Alberto da Silva - Universidade de Évora