I CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA ECONÓMICA

 

 

 

Metodologia de Avaliação da Integração de Empresas numa Cultura de Rede



A integração das empresas numa cultura de rede surge associada às inovações dos sistemas tecnológicos portadores de novos contributos no suporte à cooperação. A Internet apresenta-se como um exemplo paradigmático, emergindo como suporte à globalização dos mercados. Este recurso tecnológico, inicialmente vocacionado como fórum de troca e divulgação de informação, suporta actualmente a génese do futuro comercio electrónico.
Uma rede de empresas pode ser perspectivada como uma estrutura organizada em torno de um conjunto de grupos de trabalho (técnicos, operadores, gestores, engenheiros, etc.) multi-culturais (cf. Sainseaulieu) e multi-língua distribuídos pela rede. A pertença das empresas a um espaço social e cultural partilhado requer necessariamente ajustes na estrutura organizacional que fomentem uma cultura da cooperação. O estabelecimento de uma metodologia de avaliação dos requisitos de trabalho que alicercem a adopção da cultura de rede (cf. Ettighoffer), permitirá conhecer os mecanismos que facilitem a cooperação entre grupos heterogéneos assim como a apropriação de objectivos comuns.
Factores como diferentes regras contratuais, diferentes culturas de empresa, diferentes estruturas de organização e procedimentos de gestão, são apenas alguns dos exemplos com os quais este novo paradigma tem que lidar. A complexidade das dependências sociais para além das fronteiras da empresa como entidade singular afigura-se como um novo desafio social. Impõe-se assim a definição de um quadro social e organizacional que modele o novo enquadramento interno das empresas assim como as características intrínsecas da cooperação.
Esta comunicação centra-se na apresentação da metodologia adoptada pelo projecto Esprit PRODNET II, Planeamento e Controlo de Produção numa Empresa Estendida, na avaliação das implicações do estabelecimento de redes de informação entre as empresas.


Paula Urze - UNINOVA
António Brandão Moniz - FCT/UNL


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