Metodologia de Avaliação
da Integração de Empresas numa Cultura de Rede |
A integração das empresas numa
cultura de rede surge associada às inovações dos sistemas
tecnológicos portadores de novos contributos no suporte à
cooperação. A Internet apresenta-se como um exemplo paradigmático,
emergindo como suporte à globalização dos mercados. Este
recurso tecnológico, inicialmente vocacionado como fórum de
troca e divulgação de informação, suporta actualmente a génese
do futuro comercio electrónico.
Uma rede de empresas pode ser perspectivada como uma estrutura
organizada em torno de um conjunto de grupos de trabalho (técnicos,
operadores, gestores, engenheiros, etc.) multi-culturais (cf.
Sainseaulieu) e multi-língua distribuídos pela rede. A pertença
das empresas a um espaço social e cultural partilhado requer
necessariamente ajustes na estrutura organizacional que fomentem
uma cultura da cooperação. O estabelecimento de uma metodologia
de avaliação dos requisitos de trabalho que alicercem a adopção
da cultura de rede (cf. Ettighoffer), permitirá conhecer os
mecanismos que facilitem a cooperação entre grupos heterogéneos
assim como a apropriação de objectivos comuns.
Factores como diferentes regras contratuais, diferentes culturas
de empresa, diferentes estruturas de organização e
procedimentos de gestão, são apenas alguns dos exemplos com os
quais este novo paradigma tem que lidar. A complexidade das
dependências sociais para além das fronteiras da empresa como
entidade singular afigura-se como um novo desafio social. Impõe-se
assim a definição de um quadro social e organizacional que
modele o novo enquadramento interno das empresas assim como as
características intrínsecas da cooperação.
Esta comunicação centra-se na apresentação da metodologia
adoptada pelo projecto Esprit PRODNET II, Planeamento e Controlo
de Produção numa Empresa Estendida, na avaliação das implicações
do estabelecimento de redes de informação entre as empresas.
Paula
Urze - UNINOVA
António
Brandão Moniz - FCT/UNL