O Carnaval Baiano como
Malha Organizacional e Projeto Competitivo |
As organizações híbridas são
desafios ao conhecimento e à ação. Neste trabalho, tenta-se
contribuir para a compreensão das organizações com múltiplos
componentes, fluxos e fronteiras e de suas estratégias de
competição/cooperação a partir do estudo de uma organização
singular em muitos aspectos. Mais do que uma organização, é
uma combinação extraordinariamente complexa de um sem número
de outras organizações que pertencem, ordinariamente, a outros
conjuntos organizativos, mas que se mesclam em um todo constituído
de muitos processos e fluxos de ação articulados,
estrategicamente, para produzir uma festa: o carnaval baiano.
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa que viu o carnaval
enquanto totalidade, desconstruindo-o em estudos sobre algumas
organizações que o integram para reconfigurá-lo enquanto
organização híbrida, que se torna cada vez mais competitiva. O
carnaval move-se em fluxos que se deslocam em espaços físicos e
decisionais, ampliando-se para além fronteiras e incluindo
sempre novos atores estratégicos.
Trata-se o carnaval como organização que pode ser melhor
compreendida quendo se desvelam algumas de suas máscaras.
O recurso à metáfora é utilizado, explorando-se algumas
possibilidades de emprego no trato de organizações híbridas.
Usar metáforas, como usar máscaras, é adotar visões, imagens
e representações. A máscara esconde revelando, a metáfora
também.
Ambas fazem o jogo múltiplo que admite múltiplas visões.
O carnaval não é uma organização com distinções claras
entre a produção e o consumo da festa, combinando acaso e
intencionalidade.
Ao mesmo tempo, é uma festa popular, uma cerimônia ritual, uma
feira de negócios e uma arena de conflitos.
Artesanato e indústria cultural, cenário e vitrine, o carnaval
é o resultado de processos simultâneos e interanectados, que
atinge grandes performances como festa popular e feira de
artefatos da cultura local tão fortemente identificada pela
etnicidade.
A infra-estrutura do carnaval reúne outro subconjunto de
organizações em que os setores público e privado atuam como
mostram alguns números: para 900 pontos de venda de comida e
bebida e 4 mil vendedores ambulantes licenciados, 101 fiscais de
saúde pública, dez postos de atendimento médico,
aproximadamente 10 mil policiais, 2000 trabalhadores de limpeza
urbana, total ativação de frota de transportes.
As redes produtivas proporcionam 80.000 empregos na semana da
festa, em organizações mais ou menos flexíveis. O trade turístico
compreende agências, velhos hotéis, novas alternativas de
hospedagem, várias modalidades de transporte, instituições
gestoras governamentais, veículos de marketing e outras. Aí estão
os de atendimento emergencial, as empresas de som e luz, a
retaguarda de dos shows, as indústrias de bebida e gelo, a produção
de discos. Na flexibilidade que só este evento permite, aí estão
oa atores estratégicos de todos os negócios, que tanto fazem
quanto consomem a festa.
Vinculados a 134 bandas, que animam as ruas centrais, os bairros
e em cima dos trios elétrico, 3.200 artistas apresentam-se para
um público de 1,5 a 2 milhões de pessoas; com cerca de 400.000
turistas.
Foram analisados, em profundidade, blocos de carnaval (4 tipos),
a rede hoteleira ( 2 hotéis); uma clínica de traumatologia, as
barracas de alimentaçãso e vários casos de vendedores
ambulantes, com destaque à baiana.
Conclui-se que o gigantismo é um atestado inegável de sucesso.
No entanto, este projeto, tocado por milhares de mãos, requer
capacidade empreendedora e competência estratégica, doses
equilibradas de ousadia e bom senso e o que se poderia chamar de
artesanato gerencial como os estudos sobre as organizações do
carnaval evidenciam.
Ao se tornar produto de exportação, o canaval baiano deve
preservar sua identidade de festa popular por excelência; que
corre os riscos da massificação e mediocrização.
Em sendo competitivo, é também espaço de alianças estratégicas;
cooperação governo/iniciativas empresariais; e um grande
momento de inovações organizativas e gerenciais.
The hybrids organizations are callenges to the knowledge and to
the action. In this work, we're trying to contribute for the
understanding of the organizations with multiple components,
flows and bounderies and about their strategies of competition /
cooperation, from the study of a singular organization in its
various aspects. More than an organization it is an
extraordinarily complex combination of an unlimited number of
others organizations that belongs ordinarily to others
organizatives teams, that mix themselves in a whole constitued of
many flows and processes of articulated action, strategically, to
produce a party: the bahian's carnival.
There are the results of a research which focused the carnival as
a whole, decomposing it in some studies about some organizations
that compound it to reconstitute it like an hybrid organization,
that becomes more and more competitive.
The carnival move itself in flows that dislocate themselves
through physicals and decisionals spaces, growing up beyond the
borders and including always new strategic actors.
We treat the carnival like an organization that can be better
understood when we disengage some of its masks.
The metaphoric way is used exploring some possibilities of its
employment in the treatment of the hybrids organizations.
To use metaphors, like to use masks, is to adpt visions, images
and representations. The mask hide, revelling; the metaphor too.
Both make the multiple game that admits multiple visions.
The Carnival is not an organization with clear distinctions
between the production and the consumption of the party,
combining hazard and intencionality.
At the same time, it is a popular party, a ritual ceremony, a
business free market and a stage of conflits.
Workmanship and cultural industry, scenery and shopwindow, the
carnival is the result of simultaneous and interconected
processes that reach great performances as a popular party and
free market of the artifacts of the local culture so strongly
identified by the ethnicity.
The infrastructure of the carnival congregate another sub-teams
of organizations where the public and private sectors work as
show us some numbers: for 900 selling points of food and drink,
and for 4.000 licency ambulants salesmen, 101 inspectors of the
public health, 10 first-aid clinic, aproximately 10.000
policemen, 2.000 workers in urban cleanness and total ativation
of transports fleet.
The productives nets provide 80.000 jobs during the week of the
party, in organizations more or less flexible. The touristic
trade embody agencies, old and new hotels, various kinds of
transport, governamental managers institutions, marketing
vehicles and so on. There are those of emergencial attendance,
the light and sound enterprises, the background of shows, the
drink and ice's industries, the record'production. In the
flexibility that is permited only by this event, here are the
strategics actors of all the business, who do and consume the
party Linked to 134 bands that stimulate the central streets, and
the districts over the eletric trios, 3.200 artists show
themselves for a public of 1,5 to 2 million of people; with about
400.000 tourists.
The carnival groups (4 types); the lodging net (2 hotels); a
clinic of traumatology; the stalls of food and many ambulant
salesmen cases, were analysed emphasizing the bahian girl.
We conclude that the big size is an undeniable sucess
certificate. However, this project touched by thousand of hands,
requires managerial capacity and strategic competence,
equilibrated doses of daring and good sense, and what we could
call of managerial workmanship like the studies about the
carnival organizations make evident.
Becoming exportation product, the bahian's carnival must preserve
its identity as a popular party by excellence; however it has the
risks of massification and mediocrity.
In being competitive, it is also space for strategics alliances,
cooperation between government and entrepreneurships iniciatives
and a great moment of organizatives inovations and managerials.
Tânia
Fischer - Escola
de Administração da UFBA, NEPOL,
NPGA/EAUFBA.