População e Migrações
- Um Estudo Comparado entre a Beira Interior e Salamanca |
Um Caso De Evolução Da Mobilidade Urbana: O Grande Porto
Em 1991/92 foi realizado o primeiro Inquérito Geral à Mobilidade no Grande Porto que cobriu 49 freguesias dos concelhos do Porto, Matosinhos (estes dois integralmente), Maia, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia. Com este Inquérito foi possível ficar a conhecer uma série de indicadores de mobilidade, como por exemplo, os níveis de motorização das famílias, a taxa de pessoas imóveis ou o número de viagens por dia, o tempo gasto em viagem, as quotas de cada modo de transporte, as relações inter-concelhias, ou seja, um conjunto de informação muito relevante para os problemas do planeamento de transporte.
Porque se sentia, na acção diária, que com o passar dos anos a realidade então retratada se estava a alterar, realizou-se em 1996/97 um outro Inquérito Geral, de âmbito geográfico mais alargado (cobrindo-se agora, residentes em todas as freguesias dos 9 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto). Efectivamente, vieram-se a verificar alterações significativas em praticamente todos os indicadores de mobilidade, nas quotas de cada tipo de operador de transporte e nas relações inter-concelhias. Sabendo-se que uma das formas de medir a dependência económica e funcional é o número de viagens geradas / atraídas por cada polo populacional nas suas relações como os polos vizinhos, é objectivo desta comunicação estabelecer um quadro comparativo das principais diferenças acontecidas entre os dois momentos de Inquérito, e com base nelas, concluir sobre alterações dos padrões de mobilidade.
Daniela Sofia Carvalho
(Socióloga, TIS, Transportes, Inovação e Sistemas, a.c.e.)
Faustino Guedes Gomes
(Engenheiro Civil, CISED Consultores, Lda.)
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