Depois de ter permitido ao Homem libertar-se da servidão que
consitituia a sua sobrevivência fisiológica em muitos locais
deste planeta, alguns indícios levam a crer que o sistema
económico deixou de ser capaz, não só de assegurar a
durabilidade deste processo como também de extender os seus
benefícios à grande maioria da população mundial.
A crítica ecológica mostrou os primeiros limites do modelo no
sentido em que ele levaria ao esgotamento dos recursos e à
criação de um ambiente impróprio à vida. O desemprego e as
políticas propostas para o combater parecem agora revelar uma
outra fonte de esgotamento do modelo. Com efeito a incapacidade
de resolver o desemprego sem agravar a pobreza e a desigualdade
está na origem duma dualização da sociedade que ameaça o
equlíbrio sobre o qual ela repousava. A marginalização
económica, duma parte significativa da sociedade poderia
acarretar não só a recusa do processo de desenvolvimento, visto
como injusto, mas também conduzir ao esboroamento da democracia
se este processo viesse a ser considerado inelutável e
interpretado como sendo dirigido por forças com características
supra-humanas.
Será, então, possível definir um desenvolvimento socialmente
sustentável, tanto ao nível conceptual como ao nível
instrumental, tal como aconteceu com o desenvolvimento
ambientalmente sustentável. Em primeiro lugar o desenvolvimento
socialmente sustentável impõe a primazia da escolha
democrática sobre a lógica da competitividade, isto é a
primazia da finalidade sobre o instrumento. Em segundo lugar não
pode defender o statu quo acima de tudo.
Afinal de contas trata-se de passar de uma master economy para
uma servant economy, nas palavras de R. Hamrin. Mas continuar a
ser economia.
Building the idea of a socially sustainable development, the
concept and the tools.
After having allowed humans to free themselves from the serfdom
of physiological survival in many places around the planet, some
clues could lead to the conclusion that the economic system is no
longer able to assure not only the longevity of this process but
also its extension to the majority of the world's population.
The ecological criticism showed the model's first limits in the
sense that it would lead to the end of natural resources and to
the creation of an unsuitable environment. Unemployment and the
policies generally used to fight it seem, nowadays, to unveil
another limit to the survival of the model. The inability to
solve the unemployment problem without deepening poverty and
inequality creates a dual society which threatens the contract
upon which the free society lays. The economic exclusion of a
significant part of the society could lead not only to the
refusal of the development process, on the grounds of its
injustice, but also to the destruction of democracy if this
process is independent of choice, that is if it is inhuman.
Therefore, is it possible to define a socially sustainable
development, the concept and its tools, in the same way that the
concept of environmentally sustainable development has been built
with some success. On one hand socially sustainable development
claims for the primacy of democratic choice over the
competitiveness logic, that is the primacy of the ends over the
means.
As in the words of Robert Hamrin, it is after all the process of
building a servant economy instead of a master economy.
Manuel Couret Pereira Branco - Docente da Universidade de Évora