Pretendemos apresentar um estudo de caso em que analisamos o
relacionamento laboral de dois grupos culturais diferentes
(portugueses e moçambicanos do Sul) no contexto de uma empresa
mista (50% de capitais privados portugueses/ 50% de capitais do
Estado moçambicano) em Moçambique. Escolhemos deliberadamente
um caso (a companhia XY) em que seria previsível um certo nível
de cooperação, tanto pela estrutura de distribuição dos
capitais, que apontaria para uma correlação de forças
equilibrada, como pela necessidade de atingir objectivos comuns
inerente à própria actividade empresarial.
Observámos que as relações entre as partes apresentam um
padrão de grande distanciamento e que o factor raça adquire uma
importância bastante acentuada. A deficiente comunicação entre
os grupos poderia estar relacionada com uma disparidade absoluta
dos códigos culturais, mesmo um antagonismo de valores
relacionados com o trabalho. Para testar esta hipótese
utlizámos uma versão ligeiramente modificada do inquérito de
Geert Hofstede , e aplicámo-lo a uma amostra de trabalhadores e
quadros da XY. A análise dos resultados permitiu-nos concluír
que as semelhanças entre os códigos culturais são maiores do
que as diferenças, ambos apontando para matrizes autoritárias,
onde o poder é exercido de forma mais ou menos implícita (com
regras imprecisas), indutoras de situações de desconfiança e
maior ou menor ansiedade, e fraca capacidade de decisão
individual.
Sendo assim, o problema não reside no antagonismo de valores,
mas no contexto específico em que convivem os grupos, ou seja,
uma situação que caracterizamos como idêntica à colonial mas
que, no entanto, difere desta na medida em que já não se baseia
num poder político-administrativo controlado por estrangeiros,
mas surge na sequência de uma independência marcada por uma
experiência revolucionária falhada, que culminou num
liberalismo caótico, liderado por elites descapitalizadas , e
que tudo fazem para atraír capital ao país . É uma situação
semelhante à colonial que continua a servir para, por um lado,
assegurar o capital investido, e por outro, libertar as chefias
moçambicanas dos dilemas inerentes às tomadas de decisão não
consensuais, muito embora o contínuo fortalecimento do grupo de
jovens moçambicanos com formação escolar relativamente
elevada, constitua o factor de novidade, que a prazo acabará por
impôr alterações ao comportamento das partes.
Em termos mais gerais, não procuramos negar o conceito de
cultura, reificando o contexto, pelo contrário, defendemos uma
concepção de constante interacção entre cultura e situação,
em que uma força a outra a uma «distorção» adaptativa, e é
por seu turno «moldada» pela primeira, nomeadamente através de
mecanismos de feedback, que permitem a reprodução de
estratégias anteriormente bem sucedidas.
O estudo que pretendemos apresentar inscreve-se numa linha de
pensamento que nega a existência de um modelo óptimo de
gestão, consideranto antes a necessidade de flexibilizar tanto
as teorias como as práticas, de forma a obter uma adaptação
mais efectiva às diferentes situações. Este ponto de partida
teórico é particularmente importante num contexto de
internacionalização de empresas e globalização de mercados.
Culture, Context and Economic Activity: The Case
of a Joint Venture in Mozambique
A case study is presented, where the labour-relationship between
two cultural-diverse groups (Portuguese and Mozambicans from the
South of the country) is analysed in the context of a
joint-venture (50% of private Portuguese capital and 50% of
public Mozambican capital). The case of this company (from here
on referred to as the XY company) was deliberately chosen, since
the equitable capital distribution would allow to foresee an
equilibrium in the decision making system and a reinforced
co-operation to achieve the common goals.
A great distance pattern was observed in the relationship between
the two identified groups and the race variable seems to play a
significant role. The observed communication problems between the
groups would be attributed to the great disparities of the
cultural codes, even to an antagonism concerning work-related
values. To test this hypothesis a lightly modified version of the
Geert Hofstede's survey was applied to a sample of workers and
managers of the XY-company. The results allowed us to conclude
that similarities in cultural codes are greater than differences,
the results in both groups pointing to authoritarian models,
where power is implicitly practised through informal rules that
induce suspicion and anxiety, and week capacity for individual
decisions.
From our standpoint, the problem of value antagonism must not be
stressed. Instead, the reason for the miscommunication must be
searched, in the specific context in which both groups'
intercourse. The situation can be defined as being identical to a
colonial relationship, differing from this in that the
political-administrative power is no more controlled by
foreigners.
This situation emerges after a political independence
characterised by a failed revolutionary experience that ended in
a chaotic liberalism lead by an elite lacking of capitals and,
therefore doing everything to catch capital into the country . In
this context, the present situation can be seen as a colonial
one, working as a protection to the invested capital and, on the
other hand, functioning to the Mozambican headmen as a release
from the dilemmas of taking non-consensual decisions. However,
the continued reinforcement of the young Mozambican staff, with
relatively high formal education, may in the future influence the
situation and the behaviour of the groups.
In more general terms, we do not deny the concept of culture and
make the context absolute. We defend a conception of a ceaseless
interaction between culture and situation, where one of them
forces the other into an adaptive "distortion", being
simultaneously "shaped" by the later through a feedback
mechanisms, that ensure the reproduction of well succeeded
strategies.
This paper can be situated in a line of thought that denies the
existence of an optimal model of management considering, instead,
the need for flexibility in theories and praxis in order to
achieve an effective adaptation to the different situations. This
theoretical point of view could be very important in a context of
companies' internationalisation and market globalisation.
Ana Célia Calapez Gomes