|
Membros / Investigadores
José Manuel Monteiro Barata
| |
Dados Pessoais |
Nome:José Manuel Monteiro Barata
Email: jmbarata@iseg.utl.pt
Telefone: +351 213925904
Outros contactos: Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, ISEG - ULisboa. Rua Miguel Lupi, 20 (Gab. 404), 1249-078 Lisbon, Portugal. |
Formacao Academica | 2008 - Agregação em Economia pela Universidade da Beira Interior (UBI).
1996 - Doutoramento em Economia. Tese: «Inovação nos Serviços: Sistemas e Tecnologias de Informação e Competitividade no Sector Bancário em Portugal», ISEG/UTL.
1988 - Mestrado em Economia. Tese: «Tecnologia para o Desenvolvimento: O Programa e a Acção no Quadro da Convenção ACP-CEE de Lomé», ISE/UTL.
1981 - Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (ISE/UTL) |
Situação Profissional Atual | Professor Auxiliar com Agregação em Economia. Professor do ISEG/UL. Unidades curriculares (áreas): Microeconomia, Estatística Aplicada, Economia da Inovação, Gestão de I&D e Organização Industrial. Ex-vice-presidente do ISEG/UTL. Coordenador de Cursos de Graduação e Cursos de Pós-Graduação do Instituto Superior de Gestão Bancária (APB) e ISEG/IDEFE. |
Domínios da Investigação | Economia da Inovação, Gestão da Inovação, Gestão do Design, Sistemas de Informação para a Indústria Bancária, Análise de Dados. |
Publicações Relevantes |
2013, (em publicação) "Determinants of Innovation in European Construction Firms", com Elsa Fontainha e Joaquim Ca, Small Business Economics (indexado em ISI).
2012, "Climar, S.A.: Entrepreneurship and "Design-Driven Innovation". A Case Study in the Lighting Business", in Fulford, H. (Ed.), Proceedings of the 6th European Conference on Innovation and Entrepreneurship, (ECIE), 15-16 September Aberdeen Business School, Robert Gordon University, Academic Conferences Ltd, Vol. 1, Vol. 2, pp. 655-664, ISBN: 978-1-908272-14-0 (indexada em ISI Conferences)
2011, "A Snapshot of the Portuguese E-Banking Activity: Insights and a Conceptual Framework to Allocate Strategic Hindrances", com Fernando Ferreira, International Journal of Electronic Business (Inderscience), Vol. IX; Nº 3; pp. 238–254
2010, "Coping with Change at Multinational Wine Companies: The Sogrape Case", com Pedro Nevado, Journal of International Marketing, Vol. 3, Issue 2, June, pp. 27-36, (indexado em ISI) (Concurso FISEG)
1990, Portugal na Cooperação Internacional. Uma Análise da Ajuda Recebida, com Jochen Oppenheimer e Michael Dauderstädt, IED, Lisboa, ISBN: 972-9219-49-4. |
Curriculum | CV |
| |
|