Destaques

LIVROS

José Maria Carvalho Ferreira (Org.)

Ver lista completa de Livros

Artigos

Daniel Roque Gomes (ICNOVA) & Maria João Santos (SOCIUS)

Designing an Interactionist Approach for Sustainable HRM: Might the Borders and Overlaps with Internal Communication Lead to a Common End?

Sustainability and Intelligent Management

Teresa Reis (CHRC), Inês Faria (SOCIUS), Helena Serra (CICS.NOVA) & Miguel Xavier (CHRC)

Barriers and facilitators to implementing a continuing medical education intervention in a primary health care setting

BMC Health Services Research

Taiane Quaresma Leite (UFOP), André Luis Silva (UFOP), Joaquim Ramos Silva (SOCIUS) & Sérgio Evangelista Silva (UFOP)

A Multilevel Analysis of the Interaction Between Science Parks and External Agents: a Study in Brazil and Portugal

Journal of the Knowledge Economy

Eunice Castro Seixas (SOCIUS)

Espaços para Crianças

Conceitos-chave em Sociologia da Infância

Sandra Faustino, Inês Faria & Rafael Marques (SOCIUS)

The myths and legends of king Satoshi and the knights of blockchain

Journal of Cultural Economy

Formação Avançada

Cursos Livres

Consórcio

O SOCIUS está integrado no consórcio

CSG - INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS & GESTÃO

Redes Sociais

Notícias



Projeto
Outsiders Financeiros: A Economia Política das Trajetórias Financeiras Marginais e Alternativas
O SOCIUS/CSG é a instituição proponente do novo projeto aprovado pela FCT, "Outsiders Financeiros: A Economia Política das Trajetórias Financeiras Marginais e Alternativas", coordenado pelo investigador do SOCIUS, Daniel Seabra Lopes. Este projeto tem como instituição colaboradora o ISCTE – através do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território.
O projeto pretende estudar as relações com a moeda e a finança mantidas por pessoas que se encontram fora ou à margem do sistema financeiro e bancário dominante. Dada a difusão social deste sistema, tais margens não são fáceis de encontrar. Os casos a explorar são intencionalmente diversos, incluindo refugiados recém-chegados, pessoas sem-abrigo, presidiários, e pessoas sem conta bancária que voluntariamente saíram (ou tentaram sair) do sistema financeiro.
Este projeto arranca em dezembro de 2022, e está previsto ter a duração de 18 meses.



Projeto
TAXINEQ - Desigualdade, comportamento individual e políticas públicas
O SOCIUS/CSG é a instituição participante do novo projeto aprovado pela FCT, TAXINEQ - “Desigualdade, comportamento individual e políticas públicas: evidência usando dados administrativos de impostos”. Coordenado pela investigadora Susana Peralta (Univ. Nova), e com cocoordenação do investigador do SOCIUS, Amilcar Moreira, este projeto tem como instituição proponente a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, e envolve instituições da Bélgica, França, Espanha e Portugal. É o primeiro estudo da ligação entre rendimento e consumo, com frequência mensal e medição robusta. Este parâmetro é de grande importância para o desenho de políticas de impostos e transferências, quando os indivíduos enfrentam restrições de liquidez que levam a que mudanças transitórias no rendimento se reflitam no consumo. TAXINEQ explora a riqueza da informação demográfica, bem como o nível de rendimento, para documentar a heterogeneidade na propensão a consumir. Analisa como as políticas de transferências e impostos dependem da composição das famílias e dos níveis de rendimento, como as reformas políticas públicas impactam a desigualdade, e as consequências dessa desigualdade, com o objetivo de fornecer estimativas atualizadas da desigualdade de rendimento e riqueza em Portugal, utilizando a metodologia das Distributional National Accounts desenvolvidas pelo WIL, cujo co-diretor é consultor do projeto.
Este projeto arranca em janeiro de 2023, e está previsto ter a duração de 36 meses.


Livro
Contingências da Pandemia Gerada pelo COVID-19 nas Sociedades Contemporâneas
A mais recente publicação do SOCIUS, com coordenação do Professor José Maria Carvalho Ferreira, inclui mais de vinte trabalhos apresentados no Colóquio Internacional, "Contingências da Pandemia Gerada pelo COVID-19 nas Sociedades Contemporâneas", com a participação de investigadores/as de Portugal e do Brasil.



Inscrições abertas
Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais
08-12 agosto 2022 | Online
Inscrições até 6 agosto



Chamada de Trabalhos
Colóquio “Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais”
8, 9 e 10 Novembro 2022 | Online
Submissão de resumos até 30 setembro



Projeto
Agorarisk

O projeto internacional Agorarisk está sediado no ISEG na Universidade de Lisboa e envolve várias áreas disciplinares com o objetivo de proporcionar o cruzamento de conhecimentos e saberes em temas como a água, os solos, a contaminação e as transformações ambientais e sociais em Estarreja. Pretende compreender as condições de possibilidade de diálogo e trabalho conjunto entre diferentes mundos e conhecimentos, a fim de experimentar e coproduzir ferramentas eficazes para reduzir o fosso existente entre conhecimento técnicocientífico e conhecimento dos cidadãos/ãs.
Em Portugal, a equipa da ULisboa é constituída pela investigadora Sofia Bento (SOCIUS), entre outras investigadoras do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Coimbra. O parceiro internacional é o Instituto francês INRAE (National Research Institute for Agriculture, Food and Environment).
Saiba mais > aqui


Top Cited Article 2020-2021

Artigos de Professor Amilcar Moreira (SOCIUS/ISEG-ULisboa) encontram-se entre os mais citados em 2020-21 na revista Social Policy & Administration:
- COVID‐19, the Great Recession and social policy: Is this time different?
- In the eye of the storm…again! Social policy responses to COVID‐19 in Southern Europe

Artigo de Professora Mariya Gubareva, (SOCIUS/ISEG-ULisboa), encontra-se entre os mais citados em 2020-21 no International Journal of Finance & Economics:
- Emerging market debt and the COVID-19 pandemic: A time–frequency analysis of spreads and total returns dynamics




Livro Branco
O "Livro Branco - Equilíbrio entre Mulheres e Homens nos Órgãos de Gestão das Empresas e Planos para a Igualdade", apresentado na Conferência final do projeto de investigação WoB - Women on Boards Portugal, já se encontra disponível no site do projeto.
Veja a gravação do evento aqui.



SustInAfrica

Sustainable intensification of food production through resilient farming systems in West & North Africa

O projeto internacional SustInAfrica tem como objetivo capacitar pequenos agricultores e PMEs agrícolas, no oeste e no norte da África, para praticarem a intensificação sustentável da agricultura nessas regiões. Em Portugal, a equipa do ISEG é liderada por Idalina Dias Sardinhas (SOCIUS).
Saiba mais > aqui




eGROUNDWATER
Melhorar a Gestão das Águas Subterrâneas através de Sistemas de Informação Avançados e Métodos Participativos

O projeto internacional eGROUNDWATER tem como objetivo apoiar a gestão sustentável e participativa das águas subterrâneas na região do Mediterrâneo. Em Portugal, a equipa do ISEG é liderada por Marta Varanda (SOCIUS).
Saiba mais > aqui


Women on Boards
WoBómetro
O projeto de investigação Women on Boards produz novo estudo que retrata a situação das mulheres nos órgãos de gestão. Em Portugal, como no resto da Europa, a presença feminina nos boards das maiores empresas da Bolsa tem evoluído de forma positiva, mas muito lenta.

Saiba mais> aqui