Investigação

Doutoramento Inter-Universitário em Sociologia

Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (OpenSoc) é um programa de doutoramento interuniversitário, que mobiliza o património teórico, metodológico e empírico acumulado na história da sociologia, e as suas amplas conexões interdisciplinares, para forjar novas orientações de pesquisa e intervenção face aos desafios sociais contemporâneos.

A visão do programa está expressa no seu título: Sociedades ABERTAS, capazes de lidar com as novas e variáveis interseções entre local, nacional e global; comunidade e diversidade; público, privado e íntimo; biografias, sentidos e estruturas. Sociedades INCLUSIVAS, capazes de usar as instituições, os territórios, os grupos e as redes sociais para gerar coesão e equidade num tecido social mutável, segmentado e heterogéneo. CONHECIMENTO que capacite os atores sociais para compreenderem e gerirem reflexivamente a diversidade, a complexidade e a incerteza, evitando as respostas “fáceis” que tendem ao fechamento, à homogeneização e à exclusão.

O programa OpenSoc resultou da crescente colaboração na investigação sociológica, desde há mais de uma década, entre instituições universitárias: A Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e da Lisbon School of Economics & Management; a Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; a Universidade de Évora, através do Instituto de Investigação e Formação Avançada; e a Universidade do Algarve, através da Faculdade de Economia. Estas instituições incluem os sete centros de investigação associados no OpenSoc: SOCIUS, ICS, CICS.NOVA, CAPP, CIEG, CIEO e Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade. Todos estes centros de investigação integram redes internacionais de investigação e intervenção social, e desenvolvem intensa atividade de outreach, transferindo conhecimento entre universidades e sociedade a nível europeu, nacional e regional.

Website: https://opensoc.pt/

Observatório da Emigração

O Observatório da Emigração (OEm) é uma estrutura técnica e de investigação independente integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, onde tem a sua sede. O Observatório foi criado com base num protocolo assinado, em 2008, entre o ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), sendo apoiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros nos termos de um acordo de cooperação celebrado em 2016.

Iniciou a sua atividade em Janeiro de 2009, com três objetivos principais: recolher, harmonizar e analisar informação sobre a evolução e as caraterísticas da emigração portuguesa e das populações portuguesas emigradas, nomeadamente através da recolha de dados junto das instituições estatísticas dos países de destino da emigração; divulgar toda a informação compilada e promover a sua disponibilização e discussão junto do público em geral, em particular junto de investigadores, estudantes, decisores políticos e jornalistas; contribuir, através da sua atividade, para a definição e avaliação de políticas públicas de emigração baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.

O Observatório funciona com base numa parceria entre as seguintes instituições universitárias de investigação:

• Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE (CIES), Instituto Universitário de Lisboa, que assegura a coordenação da parceria;
  • Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/CSG), do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa);
  • Centro de Estudos Geográficos (CEG), do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL);
  • Instituto de Sociologia (IS-UP), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FL-UP).

Website: http://observatorioemigracao.pt/np4/home

XLAB

O XLAB é um laboratório de investigação científica e de recolha de dados cuja principal finalidade é o estudo de processos de decisão e do comportamento económico, político e social. Esta infraestrutura permite, entre outros, a realização de estudos experimentais, de inquéritos sobre atitudes e comportamentos económicos e sociais e de testes de medida.

O XLAB está sediado no ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa e é apoiado pelo consórcio de investigação PASSDA. No ISEG, o XLab está ligado aos dois consórcios de investigação, o REM e o CSG, do qual o SOCIUS faz parte.

O objetivo do XLAB é recolher dados e apoiar a investigação em ciências sociais, criando conhecimento para o desenvolvimento de políticas públicas que possam moldar a vida dos cidadãos e das empresas. O Laboratório realiza grupos de discussão, experiências laboratoriais e inquéritos.

Ao longo do processo, o laboratório reúne investigadores, estudantes e a comunidade em geral. Este laboratório dá aos estudantes a oportunidade de enriquecerem a sua experiência académica e de informarem os seus percursos profissionais, e oferece a todos os participantes a oportunidade de contribuírem ativamente para o processo de criação de conhecimentos.

Recursos: duas salas de laboratório localizadas no segundo andar do edifício Francesinhas 2 do ISEG. O Laboratório 1 dispõe de 20 estações de trabalho equipadas com o software mais utilizado para o desenvolvimento e realização de experiências. O Laboratório 2 dispõe de tecnologia de eye tracking, um sistema BIOPAC para medições psicofisiológicas, um espelho de observação unidirecional e espaço para reuniões e focus groups.

Website: http://xlabonline.com/