O SOCIUS, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, é um centro de investigação do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, criado em Maio de 1991 por docentes e investigadores/as.
A sua principal área científica de atuação, a Sociologia Económica e das Organizações, é entendida numa aceção ampla que privilegia os múltiplos pontos de diálogo entre a Sociologia e a Economia contemporâneas, e outras Ciências Sociais interessadas no estudo da interseção entre as realidades económica e organizacional. O SOCIUS, através do ISEG, é a instituição de investigação que acolhe o Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações.
A equipa de investigação do centro é constituída, principalmente, por membros do corpo docente do ISEG, bolseiros/as de investigação a tempo inteiro, investigadores/as de pós-doutoramento e docentes de outras universidades.
Enquanto Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D), o SOCIUS foi pela primeira vez avaliado em 1999, no âmbito das avaliações periódicas de Unidades de I&D realizadas pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., tendo sido classificado como “Excelente” em todas os exercícios de avaliação em que participou (1999, 2002 e 2007).
Atualmente, o SOCIUS está integrado no CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão, uma unidade de I&D criada em 2013 no ISEG e que agrega quatro dos seus centros de investigação - SOCIUS, ADVANCE, CEsA e GHES -, tendo sido classificada pela FCT com “Excelente” em 2013 e “Muito Bom” em 2017. Esta nova estrutura de investigação assume-se como abertamente interdisciplinar, reunindo as áreas científicas dos centros de investigação associados – sociologia económica e das organizações, economia, gestão, finanças, estudos de desenvolvimento, história económica e social – e, em menor grau, outras áreas das ciências sociais – como a demografia, antropologia económica, psicologia social e das organizações e direito económico. Ao mesmo tempo que se desenvolvem estudos com uma natureza disciplinar bem marcada – exigência que decorre do ambiente institucional em que a ciência é construída –, são multiplicadas as abordagens integradas, em que nenhuma matriz disciplinar é dominante, e que permitem uma compreensão alargada dos problemas complexos e a melhor aplicabilidade das recomendações propostas.
Áreas de investigação
- Emprego, Género e Migrações
- Ciência, Tecnologia e Inovação
- Estado e Políticas Públicas
- Mercados e Financeirização
- Organizações, Profissões e Qualificações
- Envelhecimento, Saúde e Cuidados
- Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Setor e Redes Sociais
Atividades
- Projetos de investigação científica;
- Participação em diversos programas de investigação e redes de cooperação científica nacionais e internacionais;
- Organização de Seminários, Conferências nacionais e internacionais, Colóquios e Workshops;
- Acolhimento regular de bolseiros de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento;
- Integração de estudantes de graduação, cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento em projetos de investigação científica;
- Orientação de trabalhos de pós-graduação e de teses de mestrado e doutoramento;
- Apoio aos Programas de Mestrado e Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações do ISEG-ULisboa;
- Consultoria;
- Formação para organizações e instituições da sociedade civil, incluindo a de docentes de vários graus do ensino;
- Publicação e divulgação de textos científicos (working papers, trabalhos de investigação, textos de apoio a ações de formação e seminários, etc.).