Eventos

Próximos Eventos

CALL FOR PAPERS

A Linha de Investigação Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais do SOCIUS/CSG-ISEG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, convida-os/as a participar na chamada de trabalhos para o Seminário Internacional Contingências da Pandemia gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas.

A data limite para submissão de resumos é 17 de janeiro de 2021. O evento decorre online, dia 18 de fevereiro de 2021, e o acesso é gratuito para os participantes e público em geral.

O SOCIUS/CSG-ISEG organiza este Seminário em parceria com três Universidades no Brasil: FACE/UFG - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás; UFSM - Universidade Federal de Santa Maria e UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pela pertinência e atualidade nas vidas quotidianas das sociedades contemporâneas e da espécie humana, a pesquisa e reflexão dos aspetos biológicos e sociais correlacionados com a emergência histórica do covid-19 - nos domínios económico, social, cultural e político - induzem-nos a problematizar e a questionar uma série de verdades científicas, que são considerados como paradigmas ou modelos dominantes.

Todas as universidades, incluindo professores, investigadores, técnicos e funcionários, podem participar com a sua reflexão neste Seminário Internacional.

TEMATICAS

  1. História das pandemias correlacionadas com a espécie humana com causas e efeitos biológico-sociais
  2. Contingências das interdependências e complementaridades entre a espécie humana e as espécies vegetais e espécies animais como emergência de epidemias: a) transformação de elementos orgânicos em inorgânicos; b) mutações biológicas e sociais
  3. Causas e efeitos resultantes da emergência de epidemias nas sociedades contemporâneas em contextos-situação no espaço-tempo do desenvolvimento sustentável, do terceiro setor e das redes sociais.
  4. Papel das TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação): a) como modelo de superação das pandemias biológico-sociais; b) modalidades pedagógicas e educacionais; c) mudanças no processo e na organização do trabalho virtual versus trabalho real
  5. Impacto da pandemia no comportamento da sociedade relativamente ao consumo e gestão de recursos numa perspetiva de economia circular/desenvolvimento sustentável: a) gestão de compras/alimentação; b) consumos de energia; c) reciclagem, etc

INDICAÇÕES GERAIS
- Os resumos devem ser submetidos em português (em alternativa: inglês ou francês);
- As propostas devem incluir: título, resumo (máximo de 50 palavras), resumo longo (máximo de 250 palavras), 5 palavras-chave;
- A data limite para submissão de resumos é: 17 Janeiro 2021;
- As inscrições abrem após comunicação dos resumos aceites: 25 janeiro 2021 (a confirmar);
- A participação é gratuita.

SUBMISSÃO DE RESUMOS: AQUI

DATAS IMPORTANTES
Data limite para envio de resumos: 17 janeiro 2021
Comunicação das propostas aceites: 25 janeiro 2021 (a confirmar)
Abertura das inscrições: 25 janeiro 2021 (a confirmar)
Fecho das inscrições: 17 fevereiro 2021
Data do evento: 18 fevereiro 2021

INFO.: sociuseventos@iseg.ulisboa.pt

ORGANIZAÇÃO

Linha de Investigação de Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Setor e Redes Sociais

Instituições
ORGANIZAÇÃO: SOCIUS/CSG ISEG-Ulisboa
PARCEIROS: FACE/UFG, UFSM e UFRJ

Comissão Organizadora
José Maria Carvalho Ferreira (SOCIUS/ISEG), Giovani Ehrhardt (FACE/UFG, SOCIUS), Ana Filipa Ferreira (IST), Manuel Francisco Pacheco Coelho (SOCIUS/ISEG), Igor Valentim (UFRJ, SOCIUS), Rabat Benakkouche (SOCIUS), Vania Estivalete (UFSM, SOCIUS).

Comissão Científica
José Maria Carvalho Ferreira, Manuel Coelho, Bernadete Bittencourt, António Oscar Santos Gòes, Carolina Leão, Sandra Loureiro, António Abreu, Igor Valentim, Maria Rosário Justino, José João Sampaio, Giovani Ehrhardt, Cristina Mendonça, Vânia Estivalete, Ana Filipa Ferreira, Idalina Sardinha, Bogwslawa Sardinha, Ana Sampaio, Ana Calapez Gomes, João da Mata, José Sobral , Isabel Deus Mendes, Paulo Fernando Liedtke, Valdir Alvim.