SOCIUS


Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão
Universidade de Lisboa

Investigação

CRiCity - As crianças e o seu direito à cidade: Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças


FINANCIAMENTO: FCT ( PTDC/SOC-SOC/30415/2017) 

RESUMO:
Embora a pesquisa sociológica tenha mostrado a importância do lugar e do ambiente para a vida das crianças, nomeadamente para a sua saúde, mobilidade independente, abordagem dos problemas sociais, identidade social, sensação de segurança e impacto geral na desigualdade e injustiça, as crianças raramente são incluídas no planeamento urbano.
Como resultado, as cidades carecem de locais públicos seguros para as crianças caminharem, brincarem e construírem relações saudáveis com o meio ambiente.
Este projeto visa combater esta desigualdade utilizando uma abordagem participativa para investigar as relações das crianças com os locais públicos urbanos nas duas principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto).
Usamos uma abordagem etnográfica e participativa centrada na criança, considerando as crianças como "especialistas" neste processo. As perspetivas das crianças são transpostas para o planeamento urbano através de uma metodologia participativa de baixo para cima, envolvendo a comunidade local e o estado, a fim de elaborar propostas para uma cidade amiga da criança.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES:
Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/Ulisboa), Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).

EQUIPA:
Eunice Castro Seixas (SOCIUS/CSG-ISEG, Ulisboa), Paulo Castro Seixas (CAPP, ISCSP, Ulisboa), João Teixeira Lopes (FLUP, Univ. Porto), Benedita Portugal Melo (Instituto de Educação, Ulisboa), Catarina Tomás (Instituto Politécnico de Lisboa), Inês Barbosa (IS-FLUP), Lígia Ferro (IS-FLUP),
Maria Fernandes-Jesus (ISCTE-IUL, CIS-IUL), Rita Cássia (CAPP, ISCSP, Ulisboa).

URL: https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/cricity/

CRiCity facebook: