Investigação

Projecto COMPOLIS

Comunicação e Envolvimento Político com Questões Ambientais - COMPOLIS

Equipa: Anabela Carvalho (Inv. Responsável), Lúcia Fernandes (Investigadora) Sofia Bento (Investigadora) e 2 Bolseiros de Investigação
Financiamento: FCT
Instituição proponente: CECS/UM
Instituição participante: SOCIUS
Referência: EXPL/IVC-COM/1717/2012
Calendarização prevista: 01 Jul 2013 - 30 Jun 2014
Palavras-chave: Comunicação, Envolvimento político, Cidadania, Ambiente

Sumário:

Este projeto propõe analisar práticas de comunicação a fim de compreender a forma como a cidadania e a participação política são construídas em relação às alterações climáticas, a energia e a outras questões ambientais. Com o COMPOLIS, procura-se também contribuir para compreender a perceção que as pessoas têm do seu 'eu político' e de espaços de participação e envolvimento político, e identificar relações entre essas perceções e diferentes construções discursivas da política e da cidadania.
A compreensão que as pessoas têm dos processos políticos e do papel que os cidadãos neles assumem é mediada por diferentes formas de comunicação, tais como discursos políticos, mediáticos e cívicos. No entanto, não existem estudos aprofundados de comunicação sobre envolvimento político. Pouco se sabe sobre a imagem que as pessoas têm do seu 'eu político', sobre a medida em que sentem que podem ter impacto na formulação de políticas públicas e sobre como tudo isso se relaciona com diferentes discursos. Por outras palavras, as condições simbólicas sobre a disposição dos cidadãos para se envolverem (ou não) com os processos políticos são cruciais para a política democrática, mas estão claramente sub-investigadas.
Este projeto reflete sobre o modo como as práticas de comunicação podem (ou não) contribuir para transformar o envolvimento político dos cidadãos. Analisa-se a cidadania e o envolvimento político como construções sociais que são mediadas por múltiplas práticas de comunicação e procura-se examinar a relação entre a sensação de impotência política e o ambiente simbólico dominante nas democracias atuais, bem como o modo como um novo movimento social pode abrir novas possibilidades políticas. Propõe-se uma análise da participação política e de subjetividades políticas, a ser realizado através de entrevistas, grupos focais e análise textual. O projeto inclui também um estudo aprofundado do envolvimento cívico com o movimento Transição, um movimento internacional que promove a mudança social para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios energéticos. Este último estudo incluirá entrevistas, observação e análise textual.



07.02.2014